2015-08-25 às 12:30

COOPERAÇÃO ENTRE PORTUGAL E ANGOLA NA ÁREA DA DEFESA NACIONAL

A Secretaria de Estado Adjunta da Defesa Nacional, Berta Cabral, que se encontra em Luanda para uma visita de trabalho de dois dias, considerou «muito produtiva» a reunião entre as delegações portuguesa e angolana, que tiveram na agenda temas ligados à cooperação técnico-militar entre os dois países, com destaque para a educação, saúde e indústrias de defesa.

«Tratámos daquilo que é a cooperação ao nível de estudantes que vão de Angola para Portugal, quer para o colégio militar, quer para as academias das Forças Armadas, mas também da possibilidade de instalar em Angola colégios militares».

A nível da saúde militar, ficou definida a realização de um seminário já no mês de setembro para se abordarem várias questões da cooperação, que estão em curso e para fechar alguns dossiers.

Berta Cabral afirmou que ficou igualmente acordado a apresentação de propostas para o atendimento em Lisboa no hospital das Forças Armadas de militares ou ex-militares para assistência médica.

Relativamente às indústrias de defesa, Berta Cabral disse o Governo angolano continua disponível para que Portugal venha a ser fornecedor de navios de patrulha oceânica, reconhecendo que o momento atual de crise económica para Angola «não é o melhor».

«Há momentos difíceis, há fases mais complicadas mas passam e o futuro será um futuro de cooperação também nessa área, mas não é de facto a melhor altura para concretizar esse tipo de operações», acrescentou Berta Cabral.

Tags: defesa, lusofonia, cooperação